NOTÍCIAS
Tribunal de Justiça vai construir novo fórum em Iporã
Dez novos fóruns começarão a ser construídos até março do ano que vem
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, assinou a homologação das concorrências públicas para a execução das obras de construção de novas sedes dos fóruns das Comarcas de Jandaia do Sul, Colorado, Iporã, Loanda, Marialva, Peabiru, Pontal do Paraná, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu e São Mateus do Sul, no dia 1/10. O início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2024.
O Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJPR desenvolveu uma readequação dos projetos arquitetônicos previstos para os fóruns. Os novos paradigmas de construção, consideram a virtualização dos processos judiciais e a redução significativa das áreas necessárias para atendimentos jurisdicionais presenciais.
Os novos projetos desenvolvidos preveem a utilização de materiais de alta resistência e durabilidade, como o concreto aparente, esquadrias structural glazing (pele de vidro), coberturas em lajes impermeabilizadas, além de divisórias e vedações com execução seca (drywall, stilframe, divisórias institucionais). Estão previstas também a utilização de tecnologias de energia renovável (com painéis solares), a adoção de sistemas de eficiência energética (como climatização eficiente e iluminação led) e a automação de tarefas de segurança patrimonial. Serão usados sistemas de projeto e gerenciamento de projeto e manutenção com introdução gradual da tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção), assim como serão usados materiais e técnicas de construção eco-friendly, com sistemas de captação de água da chuva e seu reaproveitamento na edificação.
Com a adoção da Contratação Integrada, o TJPR está implementando abordagens consideradas inovadoras, como a prototipagem e os testes de novas tecnologias e materiais durante a fase de projeto e execução, reduzindo riscos e custos associados a possíveis falhas. Dessa forma, os projetos propõem construções com menor custo, mais sustentáveis e com redução do impacto ambiental, inclusive com ampliação da vida útil das edificações e melhoria geral do desempenho das manutenções preventivas.
O padrão construtivo destinado às Comarcas de Iporã, Peabiru e Pontal do Paraná é denominado 650 plus, ou seja, é baseado no padrão 650m², mas é composto por uma estrutura modular que permitirá a ampliação em caso de criação de novas varas judiciais. Já os fóruns de Jandaia do Sul, Colorado, Loanda, Marialva, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu e São Mateus do Sul receberão sedes de 1500m².
Nos próximos dias devem ser homologados também os lotes para a construção dos fóruns das Comarcas de Bocaiúva do Sul, Mangueirinha, Ribeirão do Pinhal, Uraí, Joaquim Távora e Carlópolis, que receberão sedes de 650m².
Da Assessoria
tjpr.jus.br