Publicidade
Publicidade

Jornal Caderno Jurídico



NOTÍCIAS

Com o regresso de Pozzobom, começa a faxina nos “carguinhos” de confiança

“Festão” de nomeações feito pelo vice Pimenta para agradar a companheirada vai acabar, afirma o prefeito Celso Pozzobom

18/7/2023 às 9h03
Comunicação PMU em 4/7/2023 às 15h27 Com o regresso de Pozzobom, começa a faxina nos “carguinhos” de confiança Celso Pozzobom reassume e promete redução drástica nos cargos em comissão

Depois de 1 ano e 9 meses fora, Celso Pozzobom volta a ocupar o cargo de prefeito de Umuarama. No dia 1º de julho o Tribunal de Justiça revogou o afastamento em vigor desde setembro de 2021. “A manutenção da medida cautelar de suspensão da função pública, até o término da ação penal, poderá acarretar em indevida cassação indireta, considerando que, no caso em análise, a instrução processual ainda não teve início”, fundamenta o desembargador Mário Helton Jorge. Pozzobom reassumiu na terça-feira, 4. Entrou pela porta da frente e afirma que vai enxugar as despesas. As demissões de comissionados chegam a quase 70.

Relembrando, em 2020 Pozzobom foi reeleito com votação de deputado – 32.714 votos (66,87%). Mais tarde sofreu agudas derrotas. Quase todo o seu governo foi desmontado, processado e preso, acusado de desviar R$ 19 milhões da saúde. Além disso, a Câmara cassou o seu mandado, mas Pozzobom conseguiu suspender a decisão na Justiça. E os processos seguem.

 

Quase 70 demissões

Agora, segundo determina a lei, Pozzobom volta à principal cadeira política da cidade e já mostra pulso firme ao demitir dezenas de cargos comissionados – nomeados pelo vice Hermes Pimentel – e suspender licitações consideradas inconsistentes. O portal da transparência da Prefeitura informa que até a tarde desta quinta-feira, 6, o número de exonerações chegou a 66, mais 8 portarias de revogação de funções gratificadas. A tendência é que a lista de dispensas aumente, inclusive com a extinção de secretarias criadas pelo vice Pimenta.

Para a imprensa, na tarde de terça-feira, 4, Pozzobom disse que está realizando um amplo levantamento da situação administrativa e financeira da Prefeitura. Não está descartada a possibilidade de uma auditoria. O prefeito explicou que será necessário atenção especial para equilibrar as contas, já que no próximo trimestre ocorre, de forma natural, queda na arrecadação.

 

Nova equipe

Os novos secretários são: Acesf - Alexandre Maroto; Administração - Sidnei Moreno Vedovoto; Agricultura - João Donizeti Megda; Assistência Social - Amós Westphal; Comunicação - Vânio Pressinatte; Fazenda - Marcos Navarro; Gabinete - Cleber Bomfim; Habitação - Gilmar Carlos Garcia; Indústria e Comércio - Edwaldo Ceranto Junior; Obras - Renato Caobianco; Procurador-geral - Luiz Genésio Picoloto; Procon - Antonio Comparsi; Serviços Públicos - José Guimarães; Serviços Rodoviários - Mauro Liutti e; Segurança e Trânsito - Valdecir Gonçalves Capelli.

 

Relação com a Câmara

Sobre a relação com o parlamento, o prefeito entende que os vereadores só querem o bem para a cidade e que o convívio entre os poderes não o preocupa.

Apoiador de Ratinho Junior ano passado, Pozzobom reafirma que o deputado estadual representante de Umuarama é o Márcio Nunes.

 

Anderson Spagnollo
Da Redação
contato@cadernojuridico.com.br

 

Matéria publicada no jornal impresso Coluna D'Oeste, de sexta-feira, 7 de julho de 2023, na página 2. Acesse também www.jornalcoluna.com.br e folheie o berliner pelo celular acompanhado de um café ou um chimarrão.

É proibida a reprodução deste material sem a devida citação da fonte, autorização expressa do jornalista e a inclusão do link do conteúdo original.

Publicidade

APOIADORES

  • Monica de Oliveira Pereira
Publicidade
  • Descarte correto de lixos e entulhos é no aterro sanitário!