Publicidade
Publicidade

Jornal Caderno Jurídico



NOTÍCIAS

Inquérito dos abastecimentos fantasmas em Brasilândia espera extratos da Prefeitura

Ministério Público investiga um possível esquema para abastecer sucatas que teria ocorrido quando Marcolino era prefeito

23/11/2021 às 21h05
Divulgação Inquérito dos abastecimentos fantasmas em Brasilândia espera extratos da Prefeitura Sucatas da Prefeitura de Brasilândia do Sul suspeitas de terem sido usadas para abastecimentos fantasmas

É um ultimato. O não cumprimento poderá dar cadeia – pena de reclusão de 1 a três anos, mais multa. A recusa, o retardamento ou a omissão de dados técnicos indispensáveis à propositura de ação civil, quando requisitados pelo Ministério Público, constitui crime. Isso todo o bom gestor público, todo o bom prefeito e o empreiteiro responsável deveriam saber. Esta é uma das situações em que se encontra o inquérito 0003.20.000123-2 que investiga um possível esquema criminoso de abastecimentos fantasmas em Brasilândia do Sul, onde veículos sucatas da Prefeitura teriam sido usados para desvios de combustíveis. O esquema teria ocorrido em 2018, 2019 e 2020, na gestão do ex-prefeito Marcio Juliano Marcolino.

Estão sendo investigados os postos Delta, Kael e Tonhato. E a Prefeitura. O Ministério Público apura um possível gasto de combustíveis com o uso de dados e informações de carros pequenos e ônibus inoperantes, em especial os de placas AUL-9562, AOT-0827, AUD-3608 e COR-3824. Conforme o inquérito, essas “sucatas” teriam sido usadas documentalmente para desvios de combustíveis – os conhecidos “abastecimentos fantasmas”.

Nos documentos enviados até agora pelos investigados, o Ministério Público verificou a existência tão somente de notas fiscais emitidas pelos postos, sem a especificação dos veículos abastecidos (placa, cor, modelo, ano) e sem a assinatura dos responsáveis (por parte da Prefeitura) pelas autorizações para liberar o “petróleo”. Na mais recente deliberação do MP, assinada pelo Promotor Renan Guilherme Góes de Lima, está a determinação para que o Município de Brasilândia do Sul, na pessoa do atual prefeito Alex Antonio Cavalcante, encaminhe o “espelho” do extrato do programa informatizado de controle de abastecimento da frota municipal, exclusivamente dos anos de 2018 a 2020. O inquérito vai completar 15 meses e aguarda a resposta do prefeito.

Segundo o que já foi deliberado pelo Ministério Público durante o inquérito, através do Promotor Thiago Ibler, o MP apura a possibilidade do desvio de verba pública (artigos 9º e 10º da lei número 8.429/92). “Aliás, se confirmadas, é de bom alvitre registrar que as referidas condutas ainda representam graves transgressões aos princípios da legalidade e da moralidade, sem contar, ademais, a violação aos deveres de honestidade, de imparcialidade e de lealdade às instituições que as condutas praticadas ocasionaram”, relata Thiago Ibler.

 

Sim! População pode ter acesso à investigação

O inquérito é público. Qualquer cidadão brasilandiense pode ter acesso. Basta clicar no www.mppr.mp.br, na aba serviços + consultas a inquéritos civis e digitar o número do procedimento que é o 0003.20.000123-2.

 

Anderson Spagnollo
Da Redação
contato@cadernojuridico.com.br

 

Matéria publicada no jornal impresso Coluna D'Oeste, de 29 de outubro de 2021. Acesse www.jornalcoluna.com.br.

Publicidade

APOIADORES

  • Monica de Oliveira Pereira
Publicidade
  • Descarte correto de lixos e entulhos é no aterro sanitário!