NOTÍCIAS
Defensoria inicia atividades com vítimas de violência doméstica em Cianorte
O grupo é aberto e qualquer mulher pode buscar espontaneamente o serviço, em qualquer momento do ano, como também pode ser encaminhada a partir de outras instituições.

A Defensoria Pública do Paraná em Cianorte, região Noroeste do Estado, está retomando este mês as atividades do projeto que atende mulheres vítimas de violência doméstica. Em reuniões quinzenais, essas mulheres encontram apoio, orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico, que é prestado durante encontros do grupo. Além disso, há os atendimentos psicológicos individuais mensais, com o intuito de trabalhar as demandas de cada uma das mulheres. Desde 2015, quando a iniciativa começou a sair do papel, cerca de 70 mulheres já foram atendidas.
O perfil das assistidas é bem variado, com idades que vão dos 18 aos 81 anos. As mulheres chegam relatando casos de violência física, mas a partir do acompanhamento e das conversas com o grupo, são identificados abusos psicológicos, morais, patrimoniais e sexuais. De acordo com a psicóloga Aline Hoepers, responsável pelo projeto, que conta ainda com a participação da assistente social Grazielle Ganhão, os resultados do projeto incluem a criação de um espaço de pertencimento, de orientação e apoio contínuos e mudança na auto-percepção da mulher, além de significativa melhora na sua autoestima, na forma como elas se percebem e da criação de uma rede de apoio entre elas, com um alcance que vai além do grupo.
Em dois anos de projeto, a equipe também formalizou uma articulação com instituições da rede municipal para facilitar encaminhamentos e atendimentos para as mulheres e suas famílias de maneira integral. “Neste ano, serão trazidas por profissionais da rede de serviços do município diversas temáticas para serem trabalhadas com essa mulher em interlocução com a Defensoria Pública”, explica a assistente social Grazielle Ganhão.
As atividades de 2017 começam no dia 15 de março com um grupo de cerca de 20 mulheres. Os encontros ocorrem às quartas-feiras, quinzenalmente, às 19h30, na sede da Defensoria Pública em Cianorte (Avenida Maranhão, nº 255, Centro). O grupo é aberto e qualquer mulher pode buscar espontaneamente o serviço, em qualquer momento do ano, como também pode ser encaminhada a partir de outras instituições. “As mulheres vão encontrar neste ano no grupo um espaço de orientação, de apoio e acompanhamento quanto às suas demandas psicológicas, sociais e também jurídicas”, finaliza Grazielle.
Para saber as datas das reuniões e outras informações, acesse a página do atendimento da Defensoria Pública em Cianorte. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Paraná)
Foto: Arquivo/DPPR
Legenda: Desde 2015, quando iniciativa começou sair do papel, cerca de 70 mulheres já foram atendidas