Publicidade
Publicidade

Jornal Caderno Jurídico



NOTÍCIAS

Deputado-secretário participa de churrascada no IAP de Umuarama

Em plena pandemia, Marcio Nunes foge do bom exemplo. Depois de quase 1 hora a Vigilância Sanitária foi ao local. Um misterioso SUV teria vindo buscar veladamente outra autoridade política.

16/5/2020 às 20h29 | Atualizado em 16/5/2020 às 20h35
Sonrisal e Tiarajú Becker Deputado-secretário participa de churrascada no IAP de Umuarama Deputado-secretário Marcio Nunes envolvido em confusão durante churrascada na sede do IAP de Umuarama

O deputado estadual Márcio Nunes (PSD), atual secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, ao invés de contribuir com os trabalhos de combate ao coronavírus, anda na contra mão e foi o protagonista de uma churrascada ocorrida em Umuarama na noite de quinta-feira, 14. A sede IAT (Instituto Água e Terra do Paraná), antigo IAP, foi o local da festança, autorizada por Felipe Furquim de Oliveira, chefe do IAT no Município. O Instituto fica localizado na avenida Presidente Castelo Branco, 5200, área central. A irresponsabilidade e a falta de zelo com a saúde da população demonstram que o governador Ratinho Junior, o Camundonguinho, precisa levar seus subordinados mais na rédea curta. E, em exemplos como este, até exonerar servidores levianos. A churrascada no IAP foi descoberta pelo umuaramense João Paulo Rodrigues Maciel de Oliveira, o popular Sonrisal Amigo do Povo, que iniciou uma live às 21h30. Ele recebeu denúncia e foi atrás. Vizinhos teriam reclamado da aglomeração de pessoas, risadas altas, do entra e sai de carrões luxuosos e do cheiro de carne boa sendo assada. A transmissão durou mais de duas horas sem interrupção. Exercendo o direito constitucional de livre expressão, opinião e pensamento, Sonrisal, auxiliado pelo fotógrafo e cinegrafista Tiarajú Becker, registrou todos os flagrantes possíveis. Chamaram a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Pediram às polícias o telefone da Vigilância Sanitária, mas não conseguiram, porque os plantonistas preferiram manter o contato direto com o órgão da saúde. A Vigilância Sanitária demorou de 50 minutos a pouco mais de 1 hora para chegar. Deu tempo para fazer muita coisa, inclusive limpar os vestígios da churrascada e até pular o muro. “Se a lei é para o vendedor de cachorro quente, também é para os amigos do rei”, denuncia Sonrisal, que foi agredido fisicamente e verbalmente quando flagrava a noitada.

O mundo vive uma epidemia. O Brasil está em crise. O Paraná está praticamente parado em termos de arrecadação e de atividades públicas e particulares. Impedidas de abrir as portas para trabalhar, várias empresas estão falindo. O desemprego cresce. Há decretos das prefeituras e do Governo do Estado que determinam medidas enérgicas para combater a proliferação do coronavírus. O Governo Federal atua incansavelmente para o País não afundar. As principais medidas são a proibição de aglomerações, realização de eventos, festas, jantas, churrascos com a participação de várias pessoas, além de cultos religiosos e eventos esportivos em geral. Nem futebol tem. No entendimento do Sonrisal Amigo do Povo, a lei é para todos. “Se a lei vale para o vendedor de cachorro quente e de espetinho, para o seu Zé da venda e do bar, também vale para os amigos do rei”, expõe. Até a manhã deste sábado, 16, a live havia ultrapassado 232 mil visualizações no Facebook. Vários órgãos de imprensa do Paraná estão noticiando a churrascada do deputado-secretário Marcio Nunes e do chefe do IAP Felipe Furquim.

Está nítida na transmissão que a Polícia Militar prontamente atendeu o chamado. A primeira viatura chegou em poucos minutos. A Guarda Municipal, que estava atendendo outra situação, chegou depois. As duas forças policiais informaram que precisavam esperar a Vigilância Sanitária para fazer as abordagens. A Vigilância, que tem sido enérgica com o comércio em geral, demorou de 50 minutos a pouco mais de 1 hora para chegar. E quanto encostou, uma das servidoras não estava usando máscara – não tinha máscara. Na transmissão é possível ver que uma GM entregou (forneceu) uma máscara à servidora da Vigilância.

 

As agressões

Dois empresários do ramo de postos de combustíveis estavam na churrascada. Pela live é possível reconhecer Heitor Genowei Junior, popular Julinho e seu irmão Fabian, do Posto Tupã, de Umuarama. Sonrisal confirma que são os dois irmãos. O vereador Junior Ceranto (PSD), líder do prefeito Celso Pozzobom (PSC) na Câmara, avisou Marcio Nunes que Sonrisal estava ao vivo em frente ao órgão público. Perto das 23 horas o portão da garagem foi aberto. Também está de fácil assimilação na transmissão que o deputado-secretário e o chefe do IAT, juntamente com assessores e os dois empresários, saíram exaltados e questionando os motivos da live. Até houve o infeliz questionamento por parte de Felipe Furquim se Sonrisal tinha algum mandado para fazer o que estava fazendo. Durante a confusão, Sonrisal foi agredido no rosto e chamado de vagabundo e bandido. Toda essa situação também está límpida na transmissão.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal interviram para conter os ânimos. Foram registrados boletins de ocorrência e a Vigilância Sanitária notificou o local. Foi constatada a aglomeração de pessoas. O churrasco (a carne) não encontraram e o cheiro de carne boa sendo assada sumiu.

Nesta sexta-feira, 15, Sonrisal foi até a Delegacia da Polícia Civil dar andamento na representação por agressão. Os dois irmãos empresários responderão criminalmente, segundo a vítima.

 

Churrascada com várias pessoas

A churrascada no IAP, além da presença do deputado-secretário Marcio Nunes, do chefe do Instituto Felipe Furquim e dos empresários Julinho e Fabian, também contou com de cerca de 30 pessoas. Essas informações estão na live e são de rápido entendimento.

Um fato que chama atenção é a presença de dois donos de postos em churrascada no IAP, órgão que fiscaliza os postos de combustíveis e empresas do segmento. “Aqui tem um governo que trabalha! Aqui tem um secretário que trabalha pelo Paraná! Respeita o secretário que estava trabalhando até às 10 horas da noite!”, disse Julinho, atuando quase como um segurança de Marcio Nunes. Em seguida, Fabian agrediu Sonrisal com um tapa no rosto. Na sequência, Julinho disse “respeita minha família”.

A diretoria do IAP de Umuarama escreve uma história de irresponsabilidade. E se realmente ocorreu uma reunião de trabalho, é preciso que o Governo do Estado torne público a ata da mesma, porque reunião até quase meia noite em tempos de pandemia, é história para boi dormir.

 

Justificativa do deputado-secretário

No dia seguinte, de meio dia, no programa do Tatu, líder em audiência no horário, o deputado-secretário Marcio Nunes, tentou justificar, informando que a reunião das 18 atrasou e ocorreu às 20 horas, se estendendo até o momento da treta. E que providenciaram algo para ele e sua equipe comerem. Apenas isso, segundo o deputado-secretário.

Sonrisal também participou do programa e deu detalhes do ocorrido, ressaltando que não deixaram ele colocar a mão na churrasqueira e na térmica de bebidas para comprovar que se tratava de uma churrascada e não de uma reunião oficial de trabalho.

Um Renault Sandero, prata, placa de Naviraí/MS, levou o deputado-secretário até o Hotel Caiuá.

 

O misterioso carro preto

Outra situação que chamou atenção foi que, quase meia noite, entrou na garagem do IAP um carro de luxo, cor preta, da Hyundai. As imagens feitas por Sonrisal e Tiarajú revelam que é um SUV luxuoso, normalmente utilizado pelas autoridades políticas de grande relevância. Não foi possível descobrir qual autoridade política teria sido levada de forma escondida – quem o carro preto teria vindo buscar e por qual motivo teriam escondido o participante da churrascada no IAP.

 

Anderson Spagnollo
Da Redação

contato@cadernojuridico.com.br

Publicidade

APOIADORES

  • Monica de Oliveira Pereira
Publicidade
  • Descarte correto de lixos e entulhos é no aterro sanitário!