Publicidade
Publicidade

Jornal Caderno Jurídico



NOTÍCIAS

Direito brasileiro de luto. Morre Luiz Flávio Gomes

Professor LFG era obstinado pelo combate à corrupção. Defendia a Ética, a Justiça e a Cidadania.

1/4/2020 às 12h11 | Atualizado em 1/4/2020 às 12h35
Divulgação Direito brasileiro de luto. Morre Luiz Flávio Gomes Professor Luiz Flávio Gomes: uma vida pautada pela ética e luta por Justiça

O Direito brasileiro perdeu nesta quarta-feira, 1º de abril, um de seus maiores juristas. O Direito brasileiro não será mais o mesmo. O Brasil perdeu um grande deputado federal. Faleceu nesta madrugada aos 62 anos vítima de leucemia o jurista Luiz Flávio Gomes, o Professor LFG. Estava internado no hospital Sírio Libanês. Ano passado, em setembro, ele havia anunciado seu afastamento das atividades da Câmara dos Deputados, depois de ter sido diagnosticado com leucemia aguda. O Professor LFG fez um transplante de medula no dia 14 de janeiro deste ano, mas seu quadro piorou nos últimos dias e se tornou irreversível.

O Professor LFG foi um dos primeiros colunistas do jornal Caderno Jurídico, tendo artigos publicados na primeira edição, em junho de 2006. Ele idealizou e fundou a rede de ensino LFG, em 2003, a primeira em formato telepresencial no Brasil. A rede foi vendida para a Anhanguera, em 2008. Seus cursos chegaram a ser transmitidos para cerca de 220 cidades brasileiras, distribuídos em mais de 420 unidades.

Luiz Flávio Gomes nasceu em 6 de maio de 1957, na cidade de Sud Mennucci, em São Paulo. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Araçatuba em 1979, tornou-se mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo em 1989 e doutor em Direito Penal pela Universidade Complutense de Madri, em 2001.

Foi professor de Direito Penal e Processo Penal em vários cursos de pós-graduação, dentre eles o da Facultad de Derecho de la Universidad Austral, em Buenos Aires, Argentina, e da UNISUL, de Santa Catarina. Foi professor honorário da Faculdade de Direito da Universidad Católica de Santa María, em Arequipa, no Peru.

Além da atuação acadêmica, Luiz Flávio Gomes foi Policial Civil, Delegado de Polícia em 1980, Promotor de Justiça em São Paulo de 1980 a 1983, Juiz de Direito em São Paulo de 1983 a 1998 e advogado de 1999 a 2001.

 

Nota oficial da família

"Informamos com pesar o falecimento nesta madrugada, 1º de abril de 2020, do deputado federal Luiz Flávio Gomes (PSB-SP). O professor LFG, como era popularmente conhecido, lutou bravamente durante cerca de 7 meses contra uma Leucemia.

Ele foi agente de polícia, delegado, promotor de justiça, juiz de direito e advogado. Fundou a Rede LFG, que democratizou o ensino jurídico no Brasil com a primeira rede tele presencial de educação da América Latina, vendida em 2008.

Referenciado como um dos grandes Juristas do país, era Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri. Professor de Direito Penal e de Processo Penal no Brasil e no exterior.

Luiz Flávio Gomes foi coautor de mais de 60 obras literárias na área jurídica. Seu legado também inclui grandes contribuições para o desenvolvimento do sistema judiciário brasileiro, sempre atuando de forma pragmática e pautado no Estado Democrático de Direito.

Como parlamentar, trabalhou incessantemente pelas bandeiras do combate à corrupção, educação, saúde, meio ambiente e justiça social. Em seu primeiro ano de mandato, produziu mais de 180 proposições, se colocando no grupo seleto dos 10% de deputados federais que mais atuaram na Câmara dos Deputados na legislatura vigente.

No Congresso Federal, confeccionou importantes Projetos de Lei, como o PL 1.679/2019, que agiliza a conciliação não presencial em Juizados Especiais Cíveis, por meio da utilização de dispositivos tecnológicos para a transmissão de vídeo e som em tempo real. Este projeto já foi aprovado no parlamento e aguarda sanção presidencial.

Por decisão da família, e atendendo as orientações e precauções das instituições de saúde quanto ao combate contra o coronavírus, não haverá velório, e o corpo será cremado. O Professor LFG deixa dois filhos e dois netos. Mensagens de solidariedade podem ser enviadas para o email lfvg@uol.com.br."

 

Um grande deputado federal

Obstinado pelo combate à corrupção, o Professor LFG fundou o movimento “Quero um Brasil Ético”. Em 2018 se elegeu deputado federal por São Paulo, obtendo 86.433 votos. Candidatou-se pela primeira vez com o objetivo de defender a Ética, a Justiça e a Cidadania.

 

Sua história

1966 - Primeiro Emprego. Aos 9 anos começa a trabalhar em um cartório de sua cidade natal Sud Mennucci.

1972 - Lê seu primeiro livro. Com 15 anos lê seu primeiro livro “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre.

1978 - Delegado de Polícia. Aos 21 anos inicia sua carreira como Delegado de Polícia.

1980 - Promotor de Justiça. Com 22 anos passa no concurso público e torna-se Promotor de Justiça.

1983 - Juiz de Direito. Aos 25 anos passa a exercer o cargo de magistrado por 15 anos.

1989 - Mestre em Direito Penal. Pela Faculdade de Direito da USP.

2001 - Doutor em Direito Penal pela Universidade Complutense de Madrid.

2003 - Funda a Rede de Ensino LFG. Pioneira na América Latina, a Rede LFG democratizou o ensino jurídico no Brasil.

2008 - Vende a Rede de Ensino LFG. Passando a dedicar-se ao estudo da corrupção nacional e internacionalmente.

2016 - Cria o movimento Quero Um Brasil Ético. Realiza várias manifestações públicas e eventos para chamar a atenção da corrupção de empresários e políticos.

2018 - Eleito Deputado Federal por São Paulo, pelo PSB, com 86.433 votos. Candidatou-se pela primeira vez com o objetivo de defender a Ética, a Justiça e a Cidadania.

 

Um pouco mais sobre sua história

Com o exemplo de pai, Luiz Flávio Gomes percebeu desde cedo que as conquistas da vida custam trabalho e dedicação. Aos 9 anos já era empregado do cartório da cidade. Na adolescência demonstrava preocupação com a democratização do conhecimento. Foi quando sugeriu que seu pai, durante o mandato de prefeito, comprasse livros para cidade. Nascia ali a primeira biblioteca do Município.

Aos 17 Luiz Flávio passou no vestibular para Direito na cidade de São José do Rio Preto. Aluno dedicado começou a dar aulas particulares reforçando o salário e contribuindo nas despesas de casa.

1977, o pior ano da vida. Seu pai foi assassinado na rua por um homem em surto de loucura. Assim José Benigno, amigo de toda a cidade, conhecido por seu jeito apaziguador, se foi. A população ficou perplexa com o acontecimento e sua forma inexplicável e banal. Luiz Flávio Gomes viu seu mundo desabar. Ele, sua mãe e os outros cinco irmãos mais velhos ficaram praticamente na miséria.

Luiz Flávio Gomes, aluno do terceiro ano de Direito, precisava se bancar para continuar os estudos. Com muito esforço e disciplina passou no concurso para agente de polícia em Araçatuba. Transferiu seu curso de Direito para a cidade e passou a somar os plantões na delegacia com a faculdade e os estudos de preparação para outros concursos.

 

Anderson Spagnollo
Da Redação
contato@cadernojuridico.com.br

Com informações da Assessoria
professsorluizflaviogomes.com.br

Publicidade

APOIADORES

  • Monica de Oliveira Pereira
Publicidade
  • Descarte correto de lixos e entulhos é no aterro sanitário!