Publicidade
Publicidade

Jornal Caderno Jurídico



NOTÍCIAS

Apreensões de drogas e cigarros aumentam mais de 300% com fechamento das fronteiras

Prejuízo estimado aos criminosos é de R$ 33 milhões. Maiores apreensões ocorreram nas fronteiras do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

26/3/2020 às 15h43
Divulgação Apreensões de drogas e cigarros aumentam mais de 300% com fechamento das fronteiras Programa Vigia conta com atuação de agentes de segurança pública federais e estaduais

O fechamento das fronteiras terrestres brasileiras com países da América do Sul teve um duplo efeito: além de conter o avanço do novo coronavírus, contribuiu para um aumento recorde nas apreensões de drogas e cigarros contrabandeados.

De acordo com o coordenador-geral de fronteiras da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Eduardo Bettini, uma das causas do grande número de apreensões é o aumento do efetivo dos policiais que já estavam atuando na Operação Hórus do Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (VIGIA) e que agora, com reforço, estão fiscalizando e fazendo barreiras sanitárias em mais de 16 mil quilômetros de fronteiras. “O aumento da fiscalização significa mais policiais e, dessa forma, as apreensões acabam acontecendo em volume maior”, diz.

Além disso, a portaria barrou a passagem de pessoas pelas fronteiras, mas não impediu o trânsito de cargas, o que permitiu que as apreensões continuassem ocorrendo.

Conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre os dias 13 de março e 16 de março, antes do fechamento das fronteiras, foram apreendidos 1.400 quilos de drogas nas fronteiras brasileiras. Após o fechamento, entre 20 de março e 23 de março, esse número subiu para 3.900 quilos, um salto de 180%.

 

Contrabando de cigarros

Em relação ao contrabando de cigarros, o aumento foi ainda maior: 346%. Entre 13 e 16/3, houve a apreensão de 1.195.970 de maços de cigarros, e, depois do fechamento das fronteiras, entre 20 e 23/3, foram apreendidas 5.341.000 unidades. Um prejuízo estimado aos criminosos de R$ 33 milhões.

As maiores apreensões ocorreram nas fronteiras do Paraná e do Mato Grosso do Sul, e, além do tráfico de drogas e do contrabando, não houve o registro de nenhum crime violento. O Programa VIGIA conta com atuação de agentes de segurança pública federais e estaduais.

 

Da Redação
contato@cadernojuridico.com.br

Com informações Ministério da Justiça
novo.justiça.gov.br

Publicidade

APOIADORES

  • Monica de Oliveira Pereira
Publicidade
  • Descarte correto de lixos e entulhos é no aterro sanitário!