COLUNISTA
Léo Rosa
Doutor e mestre em Direito pela UFSC. Especialista em Administração de Empresas e em Economia. Professor da Unisul. Advogado, psicólogo e jornalista.
Se Neymar... se Najila... aguardar sentença
Ano 1916. Primeira Guerra, poucos navios disponíveis. A seleção brasileira jogaria em Buenos Aires. Rui Barbosa viajaria para a capital Argentina em navio fretado, chefiando comitiva em missão oficial. Lauro Müller, Ministro do Exterior, entendeu de embarcar na mesma nave (Júpiter) a delegação de futebol....
Sobre violência, esquerda e direita; sobre nós
Não há dúvida. Algo deveria ser feito no Rio de Janeiro. E noutros lugares do Brasil, também. E no Brasil todo, talvez. Mas, imagina: a violência será mesmo contida com a presença intimidadora de tanques de guerra em bairros pobres? As formas simbólicas violentas, as demonstrações ostensivas de...
Corrupção na base, vereador, personalismo
Há uma crença simplória de que a questão da corrupção se resolverá com a “limpeza ética” que os eleitores farão nas próximas eleições. Sabidos os corruptos e havendo indignação manifestada, é mesmo de se supor reação. Não...
O Facebook e o negócio da emoção
Dados de novembro de 2016: o Facebook atingiu o número de 1,8 bilhão de usuários ativos (desses, 1,2 bilhão usa o aplicativo da rede social para celulares). Outros aplicativos do grupo continuam a ganhar novos usuários. Tanto o WhatsApp quanto o Facebook Messenger já ultrapassaram a marca de 1 bilhão de utentes em...
Política, racionalidade, insultos emocionantes
Todos sabemos que os candidatos a agentes políticos falam não o que pensam, mas o que os marqueteiros aconselham que falem. Conteúdo e forma das falas são os “recomendados” por pesquisa de marketing. Marketing diferencia-se da propaganda. A “lógica” da propaganda está em detalhar e valorizar as...